ressocialização

VÍDEO: apenados começam trabalho de limpeza em praças de Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A partir desta segunda-feira, as praças e parques da cidade começam a ser revitalizadas com a participação de nove apenados do Instituto Penal de Santa Maria. O objetivo é garantir a inclusão social deles na sociedade e proporcionar uma oportunidade de emprego e de qualificação profissionalizante. Hoje, os apenados foram recebidos com bebidas e panetones na Praça General Osório, popularmente conhecida como Praça do Mallet.


Inicialmente, 10 apenados haviam se voluntariado para participar do projeto. Porém, conforme o delegado regional da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Anderson Prochnow, um deles desistiu. O delegado conta que há uma fila de espera e, em breve, mais um apenado deve ser chamado para completar a equipe. 

- Eles eram apenados do regime fechado porque não tinham trabalho. Agora, eles conseguiram um emprego e autorização para trabalhar durante o dia. A questão da disciplina é bastante rígida. Qualquer anormalidade, a prefeitura vai nos comunicar. Estamos dando a eles uma grande oportunidade para melhorarem de vida. Vai ser um importante trabalho para a nossa querida Santa Maria - destaca Prochnow. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Na semana passada, os presos tiveram aulas de capacitação com a Emater e profissionais da prefeitura. A cada três dias de trabalho, os apenados terão redução de um dia de pena. Será pago a eles 75% do salário mínimo nacional (R$ 998), o que corresponde, em valores, a R$ 748,50, dentro de uma carga de seis horas diárias. O recurso sairá da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Carnês do IPTU 2020 começam a ser enviados nesta semana

- Conseguimos equipamentos novos por meio de doações, que vão ajudar eles a desenvolverem um trabalho melhor. Trouxemos lanches e conseguimos materiais como protetores solares que também vão auxiliar esses trabalhadores - explica a secretária de Meio Ambiente Sandra Rebelato.

Um dos apenados, de 29 anos, conta que aprendeu noções de jardinagem e quer voltar a trabalhar para ajudar a família. Ex-jogador de futebol, ele faz questão de deixar um recado:

- Só quem conhece o frio das grades sabe valorizar a liberdade, então por isso eu vou valorizar a liberdade e o meu trabalho. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Na segunda-feira, rodovias federais já devem ter fiscalização móvel de velocidade

Próximo

Três balneários na região são considerados impróprios para banho

Geral